Buscar
  • Arte Sedução

Unha respira?



As nossas unhas estão conosco desde que nascemos, nos acompanham todos os dias e o tempo todo. Já passamos muitas coisas juntas, tanto perrengues quanto coisas boas. Algumas preferem deixá-las como Deus fez, outras gostam de pintar, decorar e mudar elas. Cada uma cuida das unhas unhas da maneira que preferir, mas tenho certeza que todas já ouviram a frase “tem que deixar a unha respirar”. Falam isso quando machucamos elas, alegando que elas não podem ficar “sufocadas” e não vão curar. E também nos falam isso, principalmente, quando passamos ou queremos passar esmaltes um atrás do outro. Nos dizem que precisamos deixar a unha “respirar” por algum tempo antes de passar o próximo esmalte.


As unhas são estruturas formadas por células de queratina e apresentam como função a proteção dos dedos. A formação da unha inicia-se na nona semana do desenvolvimento embrionário, o que significa que, ao nascer, já possuímos essa placa protetora e ela continua crescendo até o fim da vida.


As unhas apresentam algumas partes básicas, como:


Lâmina ou prato ungueal: é a parte que vemos da unha e estende-se desde a matriz até a porção livre. Possui consistência dura, está localizada sobre o leito ungueal e não tem coloração. Por essa razão, é possível perceber certa coloração rosada por conta da presença de pequenos vasos sanguíneos no leito ungueal. A porção livre apresenta coloração esbranquiçada, o que resulta do contato com o ar.


Matriz ungueal: apresenta um epitélio germinativo e origina a lâmina.


Leito ungueal: está localizado abaixo da lâmina ungueal, desde a lúnula até o hiponíquio. Está fortemente aderida ao leito.


Lúnula: está localizada na parte proximal da lâmina ungueal e apresenta-se como uma meia-lua de coloração esbranquiçada.


Eponíquio: É uma dobra que recobre a porção proximal da unha.


Hiponíquio: Camada da epiderme que se localiza abaixo da borda livre da lâmina ungueal e faz a junção entre o leito ungueal e a pele.


Partes básicas da unha


Mas enfim, as unhas respiram ou não?


Unha respira?

A resposta é: Não


Elas são compostas por células mortas, então não fazem nenhum tipo de respiração.

Porém, elas continuam precisando de cuidados. Assim como o cabelo (que também não respira), elas precisam de hidratação, nutrição e proteção contra substâncias perigosas.

É preciso cuida da saúde delas, pois também podem sofrer com problemas, e dentre as principais doenças estão:


Onicomicoses: São as doenças causadas por fungos. Causam alterações na aparência das unhas, como espessamento, descolamento da borda livre e aumento da fragilidade da estrutura.


Psoríase: É uma doença imune inflamatória que pode causar depressões nas unhas ( manchas em óleo), descolamento e até sangramentos.


Unha encravada: ocorre quando as bordas laterais das unhas crescem além do esperado e entram na pele, provocando dores e até mesmo infecções.


Ou seja, mesmo que a unha não respire literalmente, não é bom para a saúde delas ficar por muito tempo com esmalte. Pois os esmaltes são produtos químicos, tóxicos e pigmentados, em contato com esses agentes por muito tempo, pode ser prejudicial às unhas, deixando-as mais fracas, quebradiças, amareladas e ressecadas. Além de poder acumular fungos entre esses esmaltes passados em sequência.

Se elas não tiverem um descanso desses produtos químicos, não conseguem se recuperar para crescerem fortes e bonitas. Então o ideal é sempre deixá-las, pelo menos, um dia sem produtos e sempre hidratando elas.

Sendo assim, as pessoas não estavam tão erradas, só usavam o termo errado, mas tinham razão em dizer que a unha às vezes também precisa de um descanso e cuidado.




120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Institucional

Minha conta

Contato

(19) 4122-2119

Termos e condições

Quer receber promoções exclusivas? Inscreva-se aqui

Arte Sedução Comercio e Distribuidora de Cosmeticos LTDA. CNPJ: 12.990.116/0001-02

Av. Olívio Franceschini, 1774. Remanso Campineiro. Cidade: Hortolândia-SP. CEP: 13.184-505

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
mcafee copy.png

Copyright © 2010-2021 ArteSedução.com.br